Jogamos: Hearts of Iron IV




“Simplicidade e Complexidade no meio do Caos Histórico”


Desenvolvido pela Paradox Studios e distribuído pela mesma, Hearts of Iron IV (ou HOI4 pros íntimos) é a quarta iteração da série de jogos de estratégia em tempo real baseada nos conflitos da segunda guerra mundial e traz novidades extremamente relevantes pro gênero - a ponto que muitos fãs de longa data da série consideram esta sequência a melhor em termos de jogabilidade e curva de aprendizado. Com essa descrição curta eu já adianto aqui que se você, leitor, quer começar a se aventurar no mundo dos jogos de estratégia e fantasias de guerra - este aqui é onde seu dinheiro deve ir primeiro.


Tá, mas qual a premissa?


O game é extremamente simples de se aprender em primeiro momento, uma caraterística rara nesse gênero e extremamente bem vinda para jogadores de qualquer background. A Premissa básica do game é: Você começa a jogar com qualquer nação existente no mundo no ano de 1936 (inclusive o brasil. sim) e vai desenrolando eventos políticos e militares que levarão a segunda guerra mundial - sendo a principal química aqui a aleatoriedade e liberdade de como você vai alcançar seus objetivos.
O jogo a princípio permite você ir até 1960 sem problemas majoritários, porém a maior parte do conteúdo foca no período de 1938 a 1945 incluindo eventos reais e fictícios; tecnologias de armas, Infraestrutura, espionagem, tanques, aviões e barcos; Caminhos políticos e decisões que influenciam diretamente no destino das nações do mapa.
Um dos melhores atrativos aqui é a pura aleatoriedade que você pode causar no cenário da segunda guerra, pois o jogo permite você jogar com decisões da IA focadas na realidade dos fatos ou no RNG (Loteria dos números) e também não força você seguir a ordem dos fatos reais. Um exemplo que eu adoro dar pra meus 2 amigos que me aturam: Eu posso entrar como suíça em 1936 e passar o rolo compressor na alemanha antes mesmo deles pensarem em remilitarizar e mudar toda a dinâmica da história do século XX - com o óbvio desafio de lidar com a pressão internacional e interna de ter quebrado a minha neutralidade de ouro.


Gameplay


HOI4 tem diversas mecânicas simples com ramificações complicadas igual a qualquer outro jogo de RTS, com o extra de uma construção sólida da mecânica de combate de tropas e gerenciamento de recursos via diplomacia e comércio. Pode parecer muita coisa pra assimilar a primeiro momento, e até te fazer se perder por alguns jogos pela rapidez com que tudo acontece, mas depois de uns tropeços você aprende o básico e entra na guerra. Pra facilitar tua vida, aqui ta um Guia Básico das Mecânicas do Game em português entendível:

  • Pesquisa:
    Tu é uma nação, precisa pesquisar melhores tecnologias se quiser ganhar uma guerra*, e investimento nesse setor é de extrema prioridade - então nunca deixe de pesquisar qualquer coisa e sempre tente aumentar seus slots de pesquisa.
    *: Queria dizer aqui que o Presidente do Brasil é um baita de um Filho da Puta nesse quesito, ele seria o fracassado que dá rage quit no jogo pq insiste em usar espeto de madeira e cavalo contra um tiger alemão
  • Diplomacia:
    Como qualquer nação respeitável, você precisa ter amigos pra na hora da guerra você não ser aniquilado (ou caso você seja, que tenha pelo menos onde você se exilar). Essa dinâmica também afeta o quanto de recursos você pode comprar dos outros pra financiar sua máquina de guerra.
    Mais uma pro presidente: Enfia o Ernesto Araújo no rabo, se você tinha algum problema com o barão de Rio Branco, bastava ir cuspir no túmulo dele, não foder todas as relações internacionais do brasil
  • Comércio:
    São 6 Recursos Principais que você precisa pros tanques, aviões e barcos fazerem BRRRRRR: Petróleo, Alumínio, Borracha, Tungstênio, Aço e Cromo. Cada equipamento tem sua necessidade de recurso, mas foque sempre em Aço e Petróleo pq são o básico pra você atirar e andar.
    Não, o Brasil não tem muita coisa além de borracha, e você vai Passar um perrengue gigantesco pra poder invadir o uruguai.
  • Produção: 
    Você vai precisar administrar manualmente o que é produzido nas fábricas, seja armas ou produtos gerais, tudo tem sua prioridade e suas necessidades. Tente sempre ficar com a barrinha de produção verde em cima da alocação de fábricas, isso acelera o quão rápido tu faz uma kar98k.


  • Infraestrutura:
    Muito bem, agora você tem equipamentos - mas tá tudo nos armazéns. Você precisa sempre melhorar as estradas, trilhos, aeroportos, portos e comunicação se seu objetivo é invadir outro país. Aqui também permite que você construa mais fábricas para produção de equipamentos ou produtos.
    Essa vai especialmente pro Tarcísio e Bolsonaro: Parem de fazer Obra Inútil pra ganhar voto e liberem logo a porra do Ferroanel Metropolitano, Macaquisse do caralho essa de comprar gente pra câmara, você vai tomar impeachment de qualquer jeito
  • Política:
    Todo país de respeito tem que lidar com isso, desde o Democrático EUA até a Alemanha Nazista e União Soviética. Basicamente você sempre tem que lidar com a oposição não querendo guerra ou a população não querendo guerra e ambos fodendo sua produção e poderio militar.
    Pessoalmente, sempre recomendo tirar o Getúlio do Brasil, pois ele é muito inútil - vire democrático com o Adhemar (2ª República) ou Não Democrático com o Carlos Prestes (Comunista) ou Plínio Salgado (Ditadura Militar Fascista). 

Passado esses sistemas, existe o Designer de Divisões e o Mapa Principal, onde a parte mais legal do game vem à tona: o combate. O prazer de ver miniaturas das tropas, tanques, aviões e barcos destruindo cidades é gigante, você vai passar horas em tensão vendo se suas tropas dão conta da invasão como se fosse um general - e a endorfina que seu cérebro solta quando você encurrala parte do exercito inimigo é muito bem vindo no meio da tensão.

Expansões

Sim, esse jogo é da Paradox Interactive, então caro leitor espere o jogo ter trocentas expansões grandes que adicionam Focos Políticos, mais eventos em certas regiões, divisões, sistemas avançados de Aviões e navios e um Novo Sistema de espionagem.

Não vou mergulhar muito a fundo em cada expansão (pois ja estourei a butija no gameplay), mas minha recomendação pessoal é pegar a La Resistance, Walking Tiger e a Man the Guns em primeiro momento.

Mods e Workshop

Eu não teria como fazer uma Review desse jogo sem exaltar o incrível trabalho da comunidade com esse game, acho que o mínimo que posso fazer é dize que os mods são melhores que muitas DLCs e a integração com a Steam Workshop é praticamente obrigatória pra transformar o jogo em uma peça de arte. Aqui Vai a minha Seleção de must-have pra se divertir no game:
  • Kaiserreich: The Legacy of the Weltkrieg - A melhor MOD-DLC Gratuita do jogo disparada, com uma história alternativa em que a Alemanha Imperial vence a primeira guerra mundial extremamente realista e complexa envolvendo todo o cenário mundial. Esse MOD ja deveria vir pré-instalado.
 
  • Road to 56 - Um Modpack que adiciona focos nacionais e tecnologias pra complementar o jogo base. Se você tiver interesse em jogar as nações secundárias como o Brasil, recomendo muito instalar esse MOD antes. Inclusive uma Critica aos Modders BR: parem de fazer tanto cenário com o império, puta falta de criatividade meu, e se o fizerem, por favor parem de deixar o império OP para satizfazer seus sonhos molhados. A AltHis Community Agradece
  • Old World Blues - Deleite dos Fãs da Franquia Fallout, essa DLC te coloca na pele das facções no Oeste Americano dentro do Universo Fallout. É bem fiel aos acontecimentos dos primeiros 4 jogos  (1,2,3,NV) e bem complexo.

Conclusão

A todos os amantes de estratégia mundo à fora, que desejam algo mais desafiador que Civilization 6 e menos complexo que Europa Universalis 4, tenho o prazer de dar a minha recomendação Pessoal e Profissional para esse game!


Não é qualquer jogo que oferece um sandbox tão grande quanto o Hearts of Iron IV oferece, e agora que ele está disponível no gamepass faz dele um Must-Have no PC se você é fã de jogos de estratégia e insisto que qualquer gamer jogue essa maravilha, pois a Paradox Interactive não deixou a desejar neste aqui.

Meus Cumprimentos
"Ciência para o Deus da Ciência"
- Stringuer, 2021 

Hearts of Iron 4 Foi Jogado no PC pela Steam - e é o meu 2º game mais jogado totalizadas 819 Horas no momento dessa Review

1 Comentários

  1. Bem legal a matéria parabéns, fiquei interessado no jogo =)
    mas na matéria fala que é um RTS, mas na real não é.

    "Is Hearts of Iron 4 an RTS?
    it's not an RTS, you're thinking of something like warcraft dune, supreme comander I and II. It's nothing like them, it's pretty much just a strategy game, that allows you to send units to places but no real direct control of what they do

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