VALVE faz mudanças na loja e anuncia próximos passos


Sempre que o Steam anúncia uma nova alteração na loja isso acarreta muitas discussões sadias em busca de ainda mais melhorias e por isso o Steam fica atenta aos comentários e nas reações geradas com o anúncio na comunidade. Não é fácil, muitas pessoas dependem destes recursos e dependem ainda mais de seus jogos, afinal são trabalhadores e devem temer que mudanças nem sempre são boas, mas podem vir a ser com ajuda de todos.

Este é o primeiro post de uma série de três que explicam o pensamento do Steam em torno da Store e os planos de como melhorar os serviços com o Steam Direct. Este post é sobre os objetivos e como alcança-los de forma eficiente. O segundo post será relacionado a forma como a loja é explorada. Finalmente, no terceiro será sobre a taxa de publicação do Steam Direct e alguns recursos que serão lançados nas próximas semanas.

Então, o que seria uma Steam Store bem sucedida? Para responder a isso é necessário olhar todos os tipos de usuários.

Uso comum:

- Os jogadores que estão altamente conectados à comunidade de jogos on-line, às conversas e os jogadores que estão totalmente desconectados.
- Jogadores que navegam na loja à procura de um jogo e jogadores que chegam já sabendo o título que procuram.
- Jogadores que chegam à loja uma vez por mês e jogadores que visitam várias vezes ao dia.
- Os jogadores que querem comprar o título mais recente AAA e os jogadores que queiram procurar jogos menos conhecidos.
- Jogadores que querem jogar títulos em seu desenvolvimento e se envolver em sua evolução.
- Jogadores que desejam jogos com atributos específicos, como um tipo de jogabilidade, suporte para uma tecnologia específica, tradução para o idioma local, etc.

Desenvolvimento:

- Desenvolvedores com títulos AAA que têm grandes bases de fãs existentes e desenvolvedores que são pouco conhecidos, mas têm um jogo que seria um sucesso se os jogadores descobrirem.
- Os desenvolvedores que querem construir jogos para um grupo especifico e saiba como encontra-los.
- Desenvolvedores que desejam obter feedback da comunidade mais cedo no processo de desenvolvimento.

O Steam acredita que todos estes casos merecem atenção e por isso buscam meios de melhorar ainda mais a experiência de todos, já que são muitos jogadores e precisam de ainda mais filtros, já que existem todos os tipos de gostos e isso torna o design da loja uma responsabilidade enorme e um grande desafio para a empresa.

O que foi feito até o momento?

Permitir que a comunidade marque jogos em categorias úteis e que os jogadores filtrem a loja de acordo com seus gostos, deixando que os usuários controlem o que vêem na loja. As atualizações da Discovery ajudam os jogadores que vieram navegar na Loja e os desenvolvedores que tinham jogos que precisavam de um certo tipo de jogadores e agora pode encontrá-los. Curadores, Revisões e Reembolsos. Todos tentam ajudar jogadores e desenvolvedores ou jogos não descobertos a encontrar seu público alvo.

Greenlight foi um passo na direção certa para uma gama mais ampla de jogos e desenvolvedores, em vez do Steam atuar como "porteiro" tentando adivinhar o que as pessoas vão gostar. O que se viu foram enormes sucessos de jogos que ninguém tinha idéia de que seriam populares e novas comunidades inteiras surgiram em torno de gêneros que anteriormente não conseguiam entrar no Steam. Isso confirmou a suspeita de que nenhum grupo é pequeno e por isso os jogos não deveriam estar esperando julgamento. Não cabe ao Steam decidir o que é e não é um bom jogo. 

Algumas verificações básicas devem ser feitas nos jogos para garantir que o game funcione e agora isso será feito em todos os títulos, mas sem inferir com gostos pessoais, mas sim um filtro entre o que os desenvolvedores querem fazer e o que os jogadores querem jogar. O Steam pode servir um grupo específico de jogadores dessa forma, mas o Steam pode e deve servir a uma gama mais diversificada de pessoas e experiências do que isso.

Jogadores e desenvolvedores do AAA provavelmente tiveram a menor quantidade de novos recursos aplicados a eles, em grande parte porque segundo os dados da loja, tudo estava funcionando bem para eles, mas é preciso ter cuidado para não parar e abandonar esforços para melhorar ainda mais o que já está bom.

Mostrando o funcionamento interno da loja:

Existe um algoritmo por trás da loja que tem a tarefa de alcançar os objetivos descritos acima e ele é o responsável por mostrar os jogos que você vê quando carrega a loja.

A loja tenta equilibrar todos os diferentes grupos ​​de jogadores e desenvolvedores. O algorítimo sabe que tem um número limitado de espaços que pode usar para mostrar jogos a um jogador. Ele tem algum conhecimento do jogador - usando filtros - se o jogador está conectado e tem um histórico de compra / jogo. Ele tem algum conhecimento do gosto, com base no que o desenvolvedor disse e o que os compradores anteriores do jogo disseram, portanto ele mastiga todos os dados e finalmente decide quais os jogos que deve mostrar a o jogador em todas as várias seções da loja.

Todavia é preciso melhorar, por isso o Steam quer mostrar mais do que seus gostos convencionais e por isso você vai ter uma gama maior de jogos recomendados conforme uma série de filtros que serão aplicados na loja.


Assim o Steam espera agradar todos os gostos e abranger o público de maneira mais eficiente. Agora é aguardar o restante das publicações e saber quais outras novidades estão reservadas a nós, jogadores e jogadoras.

Fonte: Steam
Postagem Anterior Próxima Postagem