Jogamos - Flight Simulator 2020

 


Um Bom Voo Para Todxs!


É difícil de acreditar que esse game foi lançado, considerando que levou-se 13 anos para a Asobo Studios completar a sequência do Aclamado Flight Simulator 10 (ou FSX). Teve um Lançamento extremamente conturbado (o que já é praxe pra indústria, o próximo vais e ro BF 2042) e teve de passar por diversos patches para ficar do jeito que está hoje.

O Resultado Final não foi nada menos que Impressionante, com o Planeta Terra inteiro renderizado numa escala 1:1 com gráficos extremamente próximos de nossa realidade (Principalmente de Noite) e uma Precisão de Simulação Nunca antes vista, o Microsoft Flight Simulator (2020) Solidificou uma Base do que devemos esperar de simuladores nessa década.

Espero que ao Final da Review eu consiga te convencer à Comprar pelo Gamepass (R$10) e a instalar esse monstro de 110GB + DLC's em seu PC ou Xbox de Burguês (Series X/S)

Gráficos e Mapa do Mundo


Vamos Começar eliminando um mito que permeia esse game: Você consegue jogar tranquilamente o game num PC de Médio Calibre ou Num Notebook Gamer de Entrada. O Jogo Não Perde em Belos Visuais no Médio/Baixo nas configurações médias - e no meu Acer Nitro 5 de 2019 (Sim todos os games que fiz analise foram jogados nesse note com um I5 8400H e 1050ti de 4GB sem OC, com 16GB de RAM e 1,5TB de SSD) o game consegue ficar tranquilamente nos 25-35 Frames por segundo, com poucas quedas e relativa estabilidade (entretanto jogo a 92ºC com Underpowering)

Um Comparativo que Quibei do Google pra demonstar a diferença do Ultra/High/Médio Respectivamente:



Tudo isso é possibilitado pelo BlackShark AI da Microsoft, que faz a Fotogrametria do Bing Maps (eh foda eu sei, desatualizado pra kct o brasil) e Renderiza nos Servidores da Live pra enviar ao Seu PC/Console - Por isso que ele não ocupa 40TB de espaço e não requer um PC Quântico da Google pra rodar.

Jogabilidade e Acessibilidade

Essa parte pode afastar uma galera à baixar - Pra começo de conversa você vai precisar de um controle pra jogar no PC (se você não quiser passar raiva pilotando com o Mouse) e no Xbox eu fortemente recomendo Pegar um Controle Elite ou um teclado/mouse compatível, pois como o game indica - ele é um Simulador

Feito isso, você vai ter um mini infarto no seu primeiro voo...porque qualquer aviãozinho que você pegar estacionado vai ter essa infinidade de botões:



Porém diferente da vida real que te obrigaria a ter 40 horas de aula sobre oq cada coisa dessa faz, segue aqui os 5 botões que você Precisa Saber pra decolar no Flight Simulator:

  • Ctrl + E: Partida/Desligamento dos Motores
  • "Y+B" ou "△+O" do seu controle: Engate/Desengate o Freio de Mão
  • "A" ou "X" do seu controle: Aumenta a potencia do acelerador (avião é tipo um trem)
  • "B" ou "O" do seu controle: Diminui a Potencia do Acelerador (avião é tipo um trem)
  • "Y" ou "△" do seu Controle (Segurando): Freio do Avião (Ele freia estilo um carro)
Com isso você já deve ficar tranquilo quanto ao básico do game. O Jogo conta com vários auxílios e indicadores caso você fique perdido e um copiloto de IA caso você tenha comprado o game pra aproveitar as vistas.

Você pode desligar todo tipo de auxilio pra pessoas normais e operar um A320 como um Piloto, mas a menos que você seja qualificado e tenha um treco desse em casa eu fortemente não recomendo.

O Jogo Também é Multiplayer em Tempo Real, podendo ser habilitado nas configurações de simulação e permitir que Voos Reais (Tipo a Ponte Aérea Rio-SP) e Players apareçam dentro do game...só tome nota que a colisão com esses são desabilitadas por padrão - assim como a colisão com prédios (acreditem, eu tentei de todo jeito jogar um Antonov no Cristo Redentor e a MS não permite¹)

Em suma, o resto você sabe: você pode voar, pousar, abastecer, Carregar, Descarregar, destacar um drone e tirar umas foto pika...é um simulador no final das contas.

O game possuí 3 modos: Voo Livre, Desafios de Aterrisagem e Rasante e Evento (Desafio do Mês) - Além de um Modo de Tutorial que eu FORTEMENTE recomendo que você faça, por ensinar coisas que eu levei 2 meses pra aprender no voo livre.

Mods, Expansões e DLCs

Como qualquer jogo pós-2010, o Microsoft Flight Simulator 2020 tem Microtransações e DLCs pagas - e que pasmem:






Nota-se que a Microsoft seguiu o caminho do Minecraft de Console/Celular e fez uma loja virtual com coisas que já eram de graça antes. Essas DLCs Oficiais são Extremamente caras e Claramente Direcionadas à Galera que tem esse equipamento gamer e renda disponível superior a R$5.000,00 ao mês. Felizmente a Asobo permite a instalação de mods manualmente e eles não interferem no Multiplayer² pois são inteiramente client side até no caso de mudanças do mapa ou de Aeronaves/Carros baixados à parte (Único porém é que seu amigo vai ver você com uma Skin de Boeing 747 caso ele não tenha o mod).

A Asobo também fornece DLCs Gratuitas de Tempos em Tempos com desafios novos e Maiores detalhamentos em certos aeroportos (Renderizações à mão). Microsoft eu ainda aguardo o detalhamento do Aeroporto de Guarulhos e de Brasília, que são bem mais importantes e relevante do que a Zona que chamamos de RioGaleão

Conclusão

Fazendo upload: 8021962 de 8021962 bytes.


Não me Resta mais palavras pra rasgar esse jogo de elogios, uma verdadeira maravilha do Entretenimento Moderno e o melhor simulador de voo já feito. A Asobo e o Time da BlackShark da Xbox Game Studios estão de parabéns por esse feito.

E para o Leitor, eu recomendo fortemente que você pegue 1 mês de Gamepass, tire uma semana pra baixar o game e aproveite as incríveis vistas que o Microsoft Flight Simulator Oferece, pois não tem coisa mais daora que voar em cima de casa rs.

Microsoft Flight Simulator foi jogado via Gamepass, no Windows 11® em sua versão beta.

Obrigado pela sua Leitura, e nos vemos na próxima Review

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