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 Mamilos Club - Recomenda - Fantasy Grounds
Desenvolvido e distribuído por SmiteWorks USA, LLC - Fantasy Grounds é um VTT (Virtual Tabletop) para RPG online. Ou seja: Uma ferramenta auxiliadora, ou mesa virtual, para realizar sessões de RPG de mesa via rede mundial de computadores, ou para os mais íntimos, a Internet.

Com ele é possível gerenciar e jogar partidas de RPG via internet. As facilidades dele tanto para mestre quanto para jogadores são inúmeras, principalmente para os mestres, facilitando a organização, o controle e a automação da partida. Aqui é onde se encontra uma das melhores ferramentas do FG: a automação.

Primeiramente, existem 3 versões de licença do programa: Demo, Standart e Ultimate. Falaremos brevemente sobre elas abaixo. A versão Demo serve basicamente para 2 finalidades, testar sozinho as funcionalidades da ferramenta, e para entrar em uma mesa de alguém com uma versão Standart ou Ultimate. Já com a versão Standart é possível mestrar para outras pessoas com a versão Standart ou Ultimate. Na versão Ultimate se encontra a cereja do bolo, ela permite que você como mestre não exija nada dos seus jogadores.

Na versão Ultimate apenas o mestre precisa comprar o FG em si, assim como as DLCs de regras e aventuras. Os jogadores precisarão apenas da versão Demo (que é grátis) e ao se conectar na mesa do mestre, eles terão acesso aos seus livros de regras e tudo que for necessário para jogar as suas aventuras.


O programa possui uma curva de aprendizagem alta, porém recompensadora. Quero dizer que ele não parece simples a primeira vista, entretanto os recursos dele, quando já dominados, facilitam e muito a vida de todos na mesa. Se torna possível coisas como linkar mapa com trechos da história, criar campos de batalha com marcações, controlar batalhas de forma automática, onde o programa contabiliza danos, e verifica os acertos e todo o resto, se evitando assim de ficar fazendo contas e contas ao longo da aventura. 

Tenho usado ele para jogar Call of Cthulhu em sua sétima edição. O livro de regras e os livros de suporte como o Investigator's Handobook facilitaram muito a minha vida como Guardião (mestre) da mesa pois não precisei criar ocupações, objetos e muitas outras coisas, e o melhor de tudo, todos os cálculos para skill e o que fosse preciso já estava incluso.


Como jogador e guardião de Call of Cthulhu as duas coisas mais importantes para o jogo são, a própria narrativa (não nos atemos muito a regras e rolagem de dados no CoC, nossa prioridade é sempre a narrativa do jogo) e a ambientação para essa narrativa, nesse segundo ponto, uma mesa de som é de vital importância, entretanto o programa não dispõe de uma mesa de forma nativa. De início isso me deixou um pouco frustrado, mas logo vi que é possível resolver de diversas formas, entre elas um plugin feito por fãs, disponível no próprio fórum do programa. Eu particularmente utilizo um terceiro programa para essa tarefa.

Eu poderia passar o dia escrevendo sobre as funcionalidades do FG, o qual são muitas, mas para mim o diferencial é a automação, que está incluída em praticamente tudo nele. A exemplo para os jogadores de D&D, indo desde campo de batalha, a marcação de movimento, controlador de jogadas e rodadas, e até área da magia, tudo é bem automatizado e satisfatório de ver em funcionamento.

Como citado anteriormente é um programa um tanto quanto complicado, exige paciência de início para aprender sua utilização, tanto para mestre quanto para jogador. Mas para a sua finalidade, ser uma mesa virtual de RPG, isso se torna irrelevante, o tempo gasto para aprender seu funcionamento é facilmente compensado pela jogabilidade fluída que você e seu grupo terão ao longo das diversas aventuras e campanhas que serão realizadas.

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