✖ Mamilos Club - Não Recomenda - Numantia |
Numantia é um jogo do gênero estratégia em turnos lançado para Playstation 4 e recentemente adaptado para plataforma PC, que traz uma trama interativa, onde suas escolhas fazem total diferença in game. A ambientação é a guerra entre Roma e Numantia que durou 20 anos - o jogo promete atravessar os períodos dessa história com uma campanha diferente para cada exército. Existe um jogo razoável aqui, se você tiver a paciência e disposição de enfrentar uma das piores interfaces que o gênero já viu para conseguir jogá-lo.
A premissa é interessante com uma história bem escrita, as decisões a serem tomadas fazem real diferença, a apresentação é imersiva e o combate desafiante - mas infelizmente o que há de bom é arruinado por uma péssima execução. O jogo é dividido em capítulos onde em cada capítulo gerenciamos recursos e tropas em mapas interativos até que eventos iniciem uma batalha, momento em que o jogo muda para a tela de combate em turnos. Combates marcam o final de um capítulo, normalmente suas escolhas têm efeito direto na batalha seguinte, enquanto outras só terão efeitos mais tarde.
Os mapas interativos são legais e lembram muito The Banner Saga, que foi inspiração para o jogo segundo os desenvolvedores. |
Quando chega a hora das batalhas a qualidade muda radicalmente - para pior. Numantia foi claramente feito primeiramente para consoles, com menu e controles pessimamente adaptados para mouse e teclado que não são apenas ruins mas praticamente injogáveis. Para ter uma ideia selecionar unidades só funciona com botões no teclado de 'próxima' e 'anterior', que aliás são a única maneira de ver as estatísticas dos soldados (e apenas dos seus), um verdadeiro crime em um jogo tático onde entender as diferenças estatísticas suas e do inimigo são cruciais.
A interface é confusa, tutorial incompleto, as habilidades especiais que unidades têm só podem ser executadas com botões de teclado sem nenhuma consistência (por exemplo a mesma habilidade em unidades diferentes usam botões diferentes)... jogar com controle não melhora nada - com um controle alguns dos comandos são mais intuitivos mas outros ficam piores e é muito mais lento selecionar hexágonos no mapa.
Confirmar direção de unidades (crucial) pode facilmente sair errada em ambos os controles e não tem volta. |
No fundo da bagunça existe um jogo de estratégia razoável, bem balanceado e desafiante, mas repetitivo e sem nada de especial. Não existem números aleatórios no combate e o dano causado é afetado por moral e posicionamento, criando aquele tipo de qualidade tática de xadrez onde todo movimento é importante (que eu pessoalmente adoro). Mas mesmo as qualidades são superficiais- conforme o jogo progride fica cada vez mais claro como a IA é previsível, as unidades parecidas... no final as batalhas parecem ser sempre as mesmas, com quase nenhuma variedade tática.
Eu queria poder recomendar Numantia. Dá para ver que teve ótimos escritores e e as regras do combate são mais balanceadas que muitos similares, dá para ver que tem potencial... mas em quase todos os aspectos técnicos é um desastre, sinal de inexperiência, descaso ou desenvolvimento incompleto. Não fossem os erros grosseiros Numantia seria um jogo mediano que valeria a pena para fãs de jogos táticos, mas é muita dor de cabeça e paciência necessárias para algo apenas razoável.
Pontos Positivos
- História envolvente e bem escrita;
- Apresentação em cutscenes e texto imersivas;
- Decisões narrativas difíceis com impactos que fazem diferença real tanto na história quanto nas batalhas;
- Duas campanhas, uma para cada facção, com alguma diferença tática e pontos de vista bem diferentes;
- Combate balanceado;
- Modo multiplayer 1 vs 1 local.
Pontos Negativos
- Sem tradução em português;
- Gráficos simplórios nada inspirados com péssimas texturas que chegam a dificultar diferenciar unidades umas das outras e do próprio cenário;
- Interface confusa e incompleta, que falha em mostrar informações cruciais;
- Controles terríveis tanto por mouse quanto por controle;
- IA simplória e previsível;
- Combates longos, lentos e repetitivos;
- Unidades e habilidades pouco criativas e muito similares;
- Estratégia frustrante e menos profunda do que aparenta;
- Multiplayer apenas local.
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