Moonlighter é um jogo indie de RPG, Ação e Rogue-Lite distribuido pela 11 bit studios e desenvolvido
pela Digital Sun, uma desenvolvedora
que vem criando jogos de destaque no mercado pelas suas características únicas
dentre os mais diversos gêneros. É um jogo simples que mistura os melhores
elementos de jogos famosos de Aventura e RPG como Zelda, Dark Souls e Stardew
Valley.
O game se
passa na Vila de Rynoka, uma Vila muito conhecida devido aos seus dias de
prosperidade com a descoberta das masmorras em sua região há 70 anos atrás. E
que agora, tendo sua fama e glória perdida com o fechamento das mesmas por
motivos desconhecidos, costuma somente ser visitada por aventureiros a procura
de saber mais sobre sua história e relíquias, como um museu histórico.
Sua
responsabilidade é restaurar a glória da loja Moonlighter e realizar seu sonho
de descobrir o mistério das dungeons
e o que aguarda em seu final, afinal, o que elas são? De onde elas apareceram?
E porque elas são repletas de artefatos (tesouros) que parecem ser de uma
civilização completamente diferente? Essas são perguntas que o protagonista se
faz durante todo o jogo e que cada vez mais vão surgindo ao longo que você
explora as profundezas das masmorras, de tal modo que, a história acaba
sendo contada por meio de livros e relatos perdidos, o que eu achei muito interessante
por dar aquele gostinho delicioso de mistério.
O gameplay é
bem simples e prático, não há técnicas
ou habilidades, é basicamente correr, bater e esquivar, mas não se engane, a
dificuldade do jogo é bastante desafiadora
já que inimigos não tem vez para atacar, não deixando nem tempo para que o
jogador respire. Entretanto, não é a melhor coisa do mundo, eles deixam a desejar
visto que cada um têm somente um tipo de ataque, o que provoca que o jogo fique
meio monótono depois de perceber que é muito fácil decorar o padrão de ataque, o
que acaba fazendo com que perca um pouco a graça do combate.
Contudo,
para dar maior profundidade ao jogo, os desenvolvedores criaram uma grande
variedade de monstros e fizeram com que cada estágio de uma masmorra fosse feito
de forma procedural, ou seja, a cada nova aventura uma nova dungeon é formada,
seguindo a mesma receita, mas de forma aleatória.
Após se
aventurar nas profundezas das masmorras e coletar artefatos você deve pensar
bem se vale a pena continuar e arriscar pegar mais ou voltar com o que tem em
sua mochila uma vez que a morte leva o jogador a perder tudo e voltar para a
cidade sem nada. Voltando para casa, os itens adquiridos durante sua aventura necessitam
ser vendidos para gerar dinheiro e poder financiar melhorias para suas armas e
armaduras, espaço e eficiência de sua loja e revitalizar a sua vila.
Sendo um
aventureiro e mercador, você como eu pensa de primeira que a parte mais
interessante seria a aventura em si, contudo, o jogo trás um sistema comercial
muito cativante por meio da sua loja que faz com que o jogador tenha que
prestar atenção nas expressões que os seus clientes vão fazer ao comprar um
item para ter noção do melhor preço a se vender, tornando a parte de venda algo
mais relaxante depois de toda a luta.
O jogo pega
na hora que você percebe que não dá pra progredir somente com skill, em um determinado
momento os monstros ficam fortes demais para os seus equipamentos, então, se
torna obrigatório que o jogador volte
inúmeras vezes para o mesmo lugar para “farmar” itens para vender e se
melhorar. Mas capitalismo é capitalismo
meus caros, quanto melhor você ficar, mais dinheiro precisará já que equipamentos
melhores vão ser mais caros, ou seja, quanto mais dinheiro você tiver mais você
vai ter que pagar e assim, o jogador entrará em um loop chato que o jogo faz
pra te impedir de progredir rápido, tornando o bastante repetitivo.
Uma coisa
que gostei bastante foi a variedade de armas, que dão vários estilos para o
jogo ser jogado, não são muitas, mas no início nem estava esperando que tivesse
outras, então pra mim conta como uma boa surpresa e também, o sistema de
inventário que é bem prático e fácil de organizar.
Mesmo assim,
o que mais se destacou, foi certamente a arte do jogo. Os gráficos
e as animações pixeladas são extremamente
bonitas e bem-feitas, tanto que não sei dizer quanto tempo fico encarando
um novo cenário por estar fascinado pelo nível
de detalhamento e atenção que os produtores deram para cada coisinha. O
mesmo pode ser dito para a paleta de cores, que torna tudo muito vivo e lindo e a trilha sonora incrível que faz muito bem seu
trabalho, deixando o jogador envolvido o tempo todo.
Portanto, Moonlighter é um jogo que me prendeu
por várias horas logo na primeira vez que o iniciei, o que é difícil hoje em
dia, me estressou diversas vezes após perder todo meu loot nos calabouços várias vezes e me
fez o admirar por ser possível sentir todo o carinho que os
desenvolvedores tiveram ao tentar criar uma obra única, desafiadora e extremamente fascinante.
Pontos favoráveis:
- Trilha Sonora incrível;
- Gráficos Pixelados surpreendentes;
- Tons intensos e vivos que dão mais vida ao jogo;
- Variedade de inimigos;
- “Desafiador”;
- Criatividade;
- Muito aconchegante e gostoso de jogar;
- Tradução para Português.
Pontos desfavoráveis:
- Superficialidade dos Personagens;
- Simplicidade do combate, no caso dos inimigos;
- O lado “mercador” do jogo não foi muito bem explorado, é bom, mas poderia ser muito melhor;
- Repetitivo;
- Abuso do “Capitalismo”.
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