Jogamos - Surviving Mars


Mamilos Club - Recomenda - Surviving Mars

Desenvolvido pela Haemimont e publicado pela Paradox Interactive, Surviving Mars será lançado para as plataformas Mac, PlayStation 4, Windows e Xbox One. O jogo coloca você no planeta vermelho não com a missão de construir uma cidade, mas de permitir que a vida prospere nesse ambiente inóspito.

Se você é um fã de Sims de construção de cidades, a ideia deste jogo te manterá intrigado em prosperar a primeira civilização marciana. De modo geral, este jogo é um construtor da cidade que trabalha para explorar e armazenar recursos. Para sobreviver às duras condições do planeta, os jogadores precisarão construir cúpulas espaciais de modo que os habitantes possam ter uma existência plena em habitats gigantes e reluzentes.


Alguns pontos diferentes de outros simuladores é que as pressões e dificuldades são intensificadas,  pois as condições de sobrevivência precisam ser criadas e, como um bom terráqueo eu sei que H2O e Onão podem faltar. Você também precisará cultivar sua própria comida, extrair minerais, explorar os segredos do planeta e realizar pesquisas para fazer avanços científicos.

No jogo, a rotina será condicionada por garantir que os geradores de energia, como os painéis solares, estejam suficientemente atualizados e reparados. A poeira acumula nos maquinários ao longo do tempo, prejudicando-os. Os painéis solares tornam-se inúteis, os cabos se quebram. 

Seja um bom colonizador, seja empático, pois seus colonos não estão apenas trabalhando para melhorar a produção, estão lutando para sobreviver e seus conflitos e preocupações são intensos. Eu obtive mais de 4 notificações de colonos que se suicidaram. Acredite, eles ficam loucos! 


Eu tive que selecionar os futuros habitantes do meu planeta, e você deverá fazer isso também! Então o colonos são individualmente simulados, cada um com seu próprio conjunto único de pontos fortes e fracos. Ou seja, cada colono é uma entidade muito maleável e volátil, que inclui estatísticas de sanidade, moral, saúde e conforto, além de uma profissão como Engenheiro, Botânico, Medico, Vigilante e, como todo ser humano, uma série de falhas e qualidades. As falhas incluem traços como a gula, covardia, preguiça. As qualidades cobrem coisas como liderança, resiliência, trabalho compulsivo...  há também características bizarras como, Turista, Guru e Vegano. E para finalizar é possível escolher o sexo do colono (Masculino, Feminino e Outros). Você tem o controle total sobre os tipos de pessoas que você convida para o seu resort marciano em desenvolvimento.

O jogo também terá suporte para modificações (MODS), onde os jogadores poderão criar seus próprios edifícios e outros conteúdos para compartilhar com a comunidade, da mesma maneira como acontece em Cities Skyline.


O ponto que mais tive dificuldades foi em proporcionar uma boa sanidade mental para meus colonos. Criei dois DOMOS com jardins, bares, restaurantes, academia... infelizmente não foi suficiente.  Além disso, focar em produção de eletricidade e combustível será o ponto principal para conseguir sucesso com a produção dos demais elementos vitais.

Fiquei entusiasmado pelo potencial agrícola que o jogo proporcionou, prédios hidropônicos, estufas, fazendas... isso sempre me chama a atenção em jogos ( ͡° ͜ʖ ͡°). Entretanto a galera de Marte não me pareceu ter muita fome, produzi tanto alimento que já estava tendo problemas com a armazenagem.

A coloração do jogo é bonita, a arquitetura dos edifícios e jardins foi feita com bastante detalhes. Há localização para vários idiomas, exceto o marciano. Um toque musical foi adicionado ao jogo, uma rádio marciana ajuda bastante a não deixar o jogo monótono e a lembrar da Terra, escolhendo as estações do nosso planeta.


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