Explicando sobre o gênero Metroidvania

                                         Autor: Lokoo Reviews  Fonte: lokoo.com.br

A palavra metroidvania vem da junção do nome de dois jogos bem famosos, o Metroid da Nintendo, franquia bem famosa, sendo lançado inicialmente em 1986 para o Nintendinho (NES) e o Castlevania da Konami, outra franquia bem famosa, tendo inicio com um jogo chamado Vampire Killer lançado também em 1986 para uma plataforma da época, o MSX2.


Apesar do nome metroidvania se originar do Metroid mais o Castlevania, o estilo do gênero veio antes mesmo deles serem criados, em 1985, com o jogo Xanadu: Dragon Slayer II, que vendeu muito bem no seu lançamento, por ser um jogo totalmente diferente dos demais, sendo ele um RPG side scroller com livre arbítrio pra fazer o que quiser, tendo itens que alteram aparência do personagem e porções que não aumentam a vida instantaneamente e um modo de combate bem diferente.

Mas o que realmente define um metroidvania?


Um metroidvania possui várias características principais, porém com a diversificação dos jogos atuais e inovações, como o Dead Cells, que tem seu mapa gerado proceduralmente, ou seja, de forma aleatória, eles podem ou não possuir todas características a seguir, para que assim o seu jogo possa ser chamado de metroidvania. São as elas:
  • NÃO LINEAR: Uma das coisas que maior definem um metroidvania é a não linearidade dele, ou seja, você pode explorar livremente o seu mapa, sem precisar seguir uma regra especifica ou aquele roteiro programado de todo jogo.
  • MUNDO ABERTO: Do que adianta um jogo não ser linear e ter mundo fechado? É uma coisa bem óbvia a se fazer, mas que é sempre bom ter isso em mente.
  • BLOQUEIOS: Apesar de ser um mundo aberto vão existir portas que abrem somente com uma chave, arma ou feitiço especifico, então como em qualquer jogo você vai ter que procurar esse artefato para avançar no jogo.
  • SISTEMA DE NÍVEIS: Pode ser o no formato padrão de nivelamento, quando você mata um inimigo e ganha uma quantidade de experiencia, fazendo com que aumente o seu nivel, assim aumentando seus status, ou ele pode ser um sistema de aprimoramento de equipamentos, como acontece no Metroid, que sua arma vai ganhando mais munições e aumenta a distancia que do tiro.
  • CÂMERA LATERAL¹Uma das coisas mais notórias em um metroidvania é o fato dele possuir visão lateral em dua dimensões (2D), ou duas dimensões e meia (2.5D), que seriam jogos com câmera lateral, mas com uma profundidade a mais, como o futuro jogo do Koji Igarashi, o Bloodstained: Ritual of the Night.


Com o mercado atual a variedade de jogos com o título metroidvania vem crescendo constantemente com obras que não se limitam somente ao pixel-art, como Ori and the Blind Forest (2015) Hollow Knight (2017), que possui o estilo de arte desenhado a mão totalmente impecável e também acrescentando novos estilos ao gênero como o rogue-like, como em Rogue Legacy (2013) e Dead Cells (2017 em Acesso Antecipado), tendo esse ultimo criado um subgênero para o jogo intitulando-se de RogueVania².

Como esse gênero se tornou tão famoso?


Sua popularização de deu na década de 90, um tempo depois dos seus nomeadores, o Super Metroid e Castlevania: Symphony of the Night. Eu particularmente amo os jogos desse gênero e assim como eu, devem existir milhares de pessoas que também adoram, mas não por conter todas essas características citadas acima, mas por geralmente abranger uma gama maior de jogadores, já que você pode seguir a história "como manda o livro", ou pode explorar um pouquinho mais para tentar encontrar novos itens que estão escondidos, para ficar mais forte.

¹Hoje em dia apesar do item câmera lateral estar em uma das características principais, existem desenvolvedores e até alguns jogadores que consideram alguns jogos em três dimensões (3D), como a série Batman ArkhamDarksiders II, Legacy of Kain: Soul Reaver I e II e a série Metroid Prime.

²Termo criado pelos desenvolvedores de Dead Cells para mesclar dois gêneros famosos, o metroidvania e o rogue-like, indicando que o jogo possui elementos de ambos os gêneros, tendo como principais elementos o mapa gerado proceduralmente, a visão em câmera lateral e o sistema de níveis.
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