Jogamos - FlatOut 4: Total Insanity™


FlatOut 4: Total Insanity™ (FO4) busca em muitos aspectos ser um jogo arcade “old school” nos trazendo recordações de Destruction Derby - Playstation 1 - e certamente quem jogou, sabe que essa comparação é quase que inevitável com FO4. À evolução do FlatOut 3 para o 4 é notória, afinal, o terceiro foi um título que deixou à desejar em inúmeros aspectos, fazendo grande parte dos fãs na época optarem por simuladores.

É importante frisar que este título tem um público bem específico, embora tenha condições de agradar outras pessoas, é possível que muitas não gostem justamente pelo fato do jogo não ser um simulador - aliás, ele nem passa perto de ser um - e quase tudo dentro dele é completamente irreal. Se chegou aqui buscando um game arcade para quebrar quase tudo pelo caminho, destruir carros e fazer o impossível, ai sim, aqui está seu jogo.


O game possui 10 modos para jogar, alguns servem para passar o tempo, outros usam armas para deixar o game mais interessante, mas também existem duas “bombas” que certamente você vai querer conhecer: 

O 1° é modo carreira, completamente desinteressante e sem foco algum, à inteligência artificial dos oponentes “rivais” é ridícula, aliado à física dos carros… É uma tragédia do começo ao fim. Não posso esquecer de avisar que o modo carreira é um grande “misto” de todas as modalidades encontradas no jogo. 

O 2° é o Assault mode: Neste modelo de jogo você vai se deparar com semelhanças do Mario Kart, mas na prática ficou terrível, confuso e estranho em todos os aspectos e só quem for realmente fã do jogo vai defender este modo, pois é realmente difícil de se divertir nele.


Os efeitos de explosões - sons - e os gráficos - para o padrão de FlatOut - estão bons, ficaria um pouco melhor se tivessem polimento, mas não acredito que será feito. À trilha sonora é que tem um bom destaque no jogo, uma vez que ela é bem variada e combina muito bem com à proposta do game, em vários momentos será ela a responsável por fazer você se sentir empolgado e os devidos méritos devem ser dados à equipe responsável por este quesito.

À quantidade de pilotos está “ok” são 12, dos quais 6 são mulheres. O que realmente é um problema no jogo é o modo carreira “sem sentido”. A física embora seja estranha - para não falar péssima -  obedece à proposta de fazer o “impossível”, já que os carros parecem ocos e feitos unicamente de ar quente, é um ponto crítico que certamente merece atenção dos desenvolvedores, pois afeta diretamente à jogabilidade.

Quanto aos controles, tudo está dentro do padrão e à velocidade de resposta está boa, mas cuidado, como os carros são leves, qualquer curvinha pode virar um pesadelo. O gameplay está rápido e fluido.


Como mencionei anteriormente, o público de FlatOut 4 é bem específico - do qual eu mesmo não faço parte - mas como joguei os anteriores e gostava muito de Destruction Derby me acho capaz de opinar sobre este game. Recomendo ele pela sua proposta, aliás, um gênero que vem em decadência e perdendo cada dia mais espaço para os simuladores, FO4 Total Insanity deu alguns passos em falso, mas se aprender com seus erros pode ver tempos de sucesso no futuro e resgatar este gênero quase extinto.

Extras:

☆ Conquistas e cartas no Steam;
☆ Multiplayer (Offline e Online);
☆ Classificação Steam;

É preciso atenção:

● Poucos jogadores online no multiplayer;
● Física dos carros;
● Modo carreira desinteressante;


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