Jogamos - Sid Meier's Civilization® V



Neste grande mundo muitos impérios surgiram, alguns prevalecem até os dias de hoje e outros foram totalmente extintos. Poucos sabem dessa grande quantidade de civilizações que já existiu em nosso planeta e de grandes líderes revolucionários. Além disso, diversos artistas, estudiosos, músicos e profetas passaram por aqui deixando sua marca. Grandes monumentos, descobertas e obras foram deixadas por aqui.

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       Rainha Elizabeth I                           Lider Mahatma Gandhi

Sid Meier's Civilization® V Retrata desde os primórdios ao primeiro homem a chegar na lua. Se torne um grande imperador de uma civilização suprindo suas necessidades, traga felicidade ao seu povo, funde uma nova religião, aumente sua diplomacia com outros impérios, conquiste, explore e descubra novas tecnologias.

Civ 5 é pertencente ao gênero de estratégia por turnos, possuindo o mapa baseado em hexágonos. O objetivo do jogo é evoluir o seu governo e vencer os seus adversários seja na cultura, na ciência, na dominação ou pela diplomacia. Porém várias surpresas vão surgindo no decorrer do jogo. A inteligência artificial é um ponto muito forte em Civilization, os bots são verdadeiramente difíceis, deixando o jogador boquiaberto em determinadas situações. Ao passar dos turnos os anos também vão se passando até os dias de hoje, ou seja, começando pelo quarto milênio a.C. Século XLI ao Século XXI d.C.

 O jogador escolherá um líder para representar, cada líder possui uma tropa ou edifico exclusivo. Cada um possui status próprio, alguns fornecem mais riquezas, outros mais produções, sendo assim, o jogador configura sua partida escolhendo o nível de dificuldade, o tamanho do mapa e o ritmo do jogo.

Ao começar uma partida haverá duas tropas disponíveis para o jogador, o colonizador e o guerreiro. O primeiro será utilizado para fundar uma nova cidade, embora o local precise ser apropriado com territórios adjacentes que forneça alimento e recursos abundantes, já o guerreiro será fundamental para defender o império de bárbaros ou fazer a analise da região próxima.


Feito isso, agora é preciso treinar os trabalhadores, que servirá para desenvolvimento dos hexágonos pertencentes a cidade. Treinar o exercito de guerreiros e arqueiros ajudará na hora de defender ou conquistar o nosso império, algumas pesquisas desbloqueiam tropas melhores. Outros atributos como: edifícios, maravilhas mundiais, politica sociais entre outros, podem fornecer mais felicidade

Influence (Civ5) Existem cidades-estados espalhada pelo mapa, são pequenos reinos que podem ser feito negócios ou tratados. Sua influência com essas cidades pode ser aumentadas através da boa amizade ou realizando os pedidos que eles proporem.

20xHappiness5 Ao fundar a cidade a população começara gerar o nível de felicidade, isto é, o mais importante para a evolução do império e combaterá contra o nível de infelicidade Infelicidade (Civ5). Os recursos de luxo podem ser encontrados pelos hexágonos e são responsáveis por gerar mais alegria para população, também podem ser comerciados com outros líderes. 

 Os edifícios trazem diversos benefícios tais como alimento, cultura, felicidade, ciência etc. Cada edifício possui uma taxa de manutenção por turno e de uma taxa de produção para ser construído, demorando assim, alguns turnos para ser finalizado.

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20xGoldenAge5 Outro benéfico de ter a felicidade em excesso traz a ''Era Dourada'', isso é um período especial onde traz benefícios a civilização em produção e ouro. O grande artista pode ser usado para iniciar uma era dourada, sendo consumido nesse processo.

Science (Civ5) Partindo para árvore tecnológica, encontraremos nossas pesquisas concluídas e as próximas a serem pesquisadas. Iniciamos com agricultura e temos a opção de partir para outras que são: pecuária, olaria, mineração ou arco e flecha. Portanto essa escolha precisa ser certa, para não atrasar futuramente o desempenho do reino.

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 As politicas sócias são os atributos onde irão moldar a sociedade, usando os pontos de culturas que são acumulados a cada turno, escolheremos alguma politica para começar nossa jornada. Lembrando que algumas são liberadas de acordo com a era tecnológica atingida e algumas politicas não podem ser usadas em conjunto. 

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 Grandes pessoas são geradas em sua cidade classificadas como cientistas, engenheiros, comerciantes e guerreiros. Eles são representado por personagens históricos como Leonardo da Vinci, Louis Pauster e Andrew Carnegie. 

Essas pessoas se obtêm através da acumulação do grande ponto de pessoa. A sua serventia serve para agregar valor para uma civilização, possuem dois recursos sendo eles: a construção de algum edifico especial, avançar a construção de algum prédio ou desbloquear uma ciência gratuitamente.
             
                     Grande Cientista            Grande Guerreiro                Grande engenheiro

Portanto, Civillization V é um imenso jogo com muita variedade de recursos e estrategias a serem exploradas. Caso o usuário tenha duvidas existe o ''Civilopedia'', contendo todo o conteúdo de Civ ao pé da letra,  explicando passo a passo. 

Recomendo esse grande título e o seu antecessor o Civ IV, porém com o pacote completo incluindo todas as Dlc's para que o jogo se torne mais completo. Além de tudo, possui as conquistas que são mais de 100 deixando o game ainda mais desafiante.

Nota: Esse guia foi elaborado somente com o jogo base Sid Meier's Civilization® V.

Tradução completa elaborada pela comunidade steam, disponível aqui.

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