Jogamos - MiniDrivers


O jogo tem origem de um canal do Youtube e que faz relativo sucesso (45 mil inscritos) pode parecer pouco, mas em média cada vídeo gera mais de 40 mil visualizações e alguns até mesmo chegam a triplicar estes números. Isso demonstra que existe um público fiel e que pela constante evolução do canal tende à crescer mais. (MiniDrivers no YouTube).

MiniDrivers foi lançado no Steam apenas em 2015, mais de 4 anos após sua estréia no YouTube, o game segue fiel aos vídeos apresentados, onde eles retratam as corridas de cada temporada da F1 com elementos próprios mas com fortes inspirações vindas do Mario Kart. Os vídeos são bem humorados e fazem graça de tudo que aconteceu naquele circuito (na temporada atual ou relembrando "tretas" ocorridas em outras) embora essa ideia contribua com o crescimento do canal, o jogo não consegue manter o mesmo espírito, mas longe de ser algo ruim.

Mesmo sendo de 2015 o jogo lembra muito o Mario Kart 64 mas ainda sim está longe de possuir a mesma qualidade vista no jogo da Nintendo, é um trabalho simples e elaborado com pouca verba (à desenvolvedora também é pouco conhecida e seus jogos não costumam possuir mais do que uma avaliação simples de positivo) dizer que o jogo não é divertido e desafiador seria mentira, ele é, mas desde que você goste deste gênero e não seja perfeccionista com gráficos.


MiniRacer vem recebendo atualizações - na média de 2 meses - o que é bom, em todas elas melhorias foram implementadas e isso é sinal que a desenvolvedora não deixou o jogo de lado e ainda pensa nos consumidores. O jogo retrata muito bem cada circuito da Fórmula 1, mas nada mais justo que as pistas serem "minis" também e é isso que você encontra no jogo, elas são resumidas, porém são fáceis de reconhecer pois suas características mais marcantes estão presentes.

Nas pistas, ao contrário da F1 tradicional não existe à qualificação de grid e por tanto você sempre vai largar da posição já determinada no circuito e algumas pistas vão ser desafiadoras justamente por isso, já que o número de voltas também varia e acontece de haver circuitos que possuem apenas 1 volta e você arranca da última posição. Acredite, mesmo na dificuldade normal isso já é um problema. Corridas fáceis são realmente fáceis, no normal as coisas já dificultam um pouco e quando fica mais difícil… você vai precisar virar budista pois cada volta será um teste de paciência e habilidade.

Durante as corridas você vai perceber alguns pontos que valorizam o jogo, são eles os PowerUps: Turbo; rolo compressor; óleo; safety car; bumerangue; arremessar roda e arma de gelo; acredito que só pelo nome você já deve ter alguma ideia do que cada um faz e como podem ser usados nas corridas, pode acreditar, eles influenciam demais durante as voltas, ainda mais com a IA (inteligência artificial) num nível alto. Existe também o detalhe dos carros perderem peças e com isso perdem à aerodinâmica, fazendo derrapar e ficar instável - detalhe que adorei - e você não precisa parar no box para reparar, isso é feito automaticamente enquanto você passa por ele (claro, sua velocidade é reduzida neste momento).


O jogo tem uma quantidade satisfatória de circuitos e o ambiente alterna muito bem (você vai jogar de dia, à noite, com chuva e sol) e pilotar com chuva é muito diferente de pilotar sem ela, ainda mais se você se preocupar em evoluir apenas os pneus comuns e aliás, este é outro ponto que precisa ser mencionado, as evoluções. Você pode comprar até 20 veículos e todos eles podem ser evoluídos até certo ponto, lógico que os carros baratos vão evoluir menos, assim como as PowerUps que compartilham do mesmo sistema e quanto mais você investir nelas maiores devem ser seus efeitos.

Graficamente o jogo não deixa a desejar tanto assim, mas em muitos aspectos ele não vai agradar a todos. O game é leve e vem com trava de 60 fps. Posso afirmar tranquilamente que roda até mesmo em notebooks com placa de vídeo integrada Intel HD 4000+.

À jogabilidade em si não tem mistério algum, porém configurar o controle exige um teste de adaptação, já que ele não se configura sozinho como muitos jogos no Steam, você precisa fazer basicamente toda à configuração do zero. In-game não encontrei bugs que o afetem, apenas nos cenários acontecem alguns erros de texturas mas não influencia na pista. Quando o circuito tem descida é preciso tomar cuidado, não sei dizer se isso é proposital então não posso considerar um bug, é preciso tomar cuidado principalmente quando tem alguma curva já que o carro apresenta um comportamento estranho nestes pontos.


Muitos torneios (inclusive online), variações de clima, pistas, carros e bastantes desafios fazem deste jogo simplista algo capaz de divertir bastante e sua mecânica meio Mario Kart, parte simulador, arcade e o toque de jogo casual fazem de MiniRacers um jogo fora do convencional, mesmo que seus cenários (vegetação, construções e torcida) não sendo bonitos, o foco do jogo está concentrado nas pistas e na corrida, veja por esse lado e vai entender à proposta do jogo.

Apesar de seus problemas, o jogo tem suas qualidades e se você é movido por desafios vai aceitar mais este. MiniRacers não chegou ao Steam para tomar lugar de ninguém, ele é único ao seu modo e vale à compra desde que você concorde e aceite os pontos ditos na review, ele não é perfeito mas pode ser divertido se você se permitir a isso. Recomendo.

Extras:

- Menus em português (Brasil);
- Cartas e conquistas na Steam;
- Multiplayer (Inclusive entre plataformas);
- Nuvem Steam;
- Classificações Steam;

Sentimos falta:

- Músicas, o jogo tem praticamente uma.
- Os cenários deveriam receber um pouco mais atenção.
- Controle (gamepad) se ajustar automaticamente.

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